Você conhece a Importância do Desfibrado Têxil?

Desfibrado TêxtilOs desfibrados têxteis são produzidos a partir de retalhos das indústrias de vestuário e confecções de cama, mesa e banho. Com as sobras de tecidos de algodão, jeans, malha, sintéticos e acrílicos, é possível obter matérias-primas de qualidade para diversos usos.

A utilização de desfibrados têxteis é um processo ambientalmente adequado porque as sobras das indústrias são recicladas, ao invés de serem descartadas em aterros sanitários. Esse processo reduz o desperdício de matérias-primas nobres como o algodão.

De modo geral, os desfibrados têxteis são utilizados na fabricação de fios reciclados, material para revestimento acústico, panos de limpeza, cobertores, no enchimento de almofadas e bichos de pelúcia. É uma matéria-prima de qualidade e baixo custo.

Desfibrado têxtil: Como funciona o processo?

• Primeiro, os retalhos são separados de acordo com o tipo de tecido, cores, tamanho e estado geral.
• Após a separação, os tecidos serão triturados completamente.
• O desfibrado têxtil, então, será beneficiado. Dependo do caso, adiciona-se, ao material, um composto de poliéster.

Tipos de desfibrados têxteis

• Algodão: O desfibrado de algodão é obtido de peças de brim. O material pode ser usado para encher almofadas, bichos de pelúcia, fazer o revestimento acústico predial e de automóveis, fabricação de fios reciclados e panos para limpeza.

• Jeans cru, azul ou branco: Com o desfibrado de jeans (cru, azul ou branco) é possível fabricar fios para jeans reciclado ou panos de limpeza. O material também apropriado para o enchimento de almofadas, bichos de pelúcia e no revestimento acústico predial e automotivo.

• Sintético mil cores: Com os retalhos de tecidos usados na fabricação de peças de vestuário, roupas de mesa, cama e banho, é possível obter desfibrado sintético de excelente qualidade. Esse material pode ser usado no revestimento de móveis estofados, fabricação de peças de feltro destinadas ao isolamento acústico predial e automotivo e como recheio para almofadas e bichos de pelúcia.

• Malha mil cores: O desfibrado de malha mil cores é proveniente da indústria de vestuário e confecções de roupas de mesa, banho e cama. É um material muito versátil, que serve para revestimento acústico de veículos como para encher almofadas e bichos de pelúcia.

• Acrílico mil cores: O desfibrado de acrílico mil cores é muito utilizado na fabricação de cobertores populares e feltros para revestimento acústico. Também serve como enchimento de almofadas e bichos de pelúcia e para o estofamento de móveis.

3 benefícios da reciclagem de tecidos

1. Redução do desperdício: A reciclagem de tecidos é fundamental para diminuir o desperdício de matérias primas. Resíduos têxteis e peças prontas, descartadas por várias razões, podem ser aproveitadas, com eficiência, na fabricação de fios reciclados, estopas e outras peças de vestuário e enxoval (cama, mesa, banho).

2. Baixo custo do material: O preço de desfiado têxtil é muito atrativo. Gastando menos na compra de matérias-primas é possível ofertar produtos a preços também competitivos e obter maior lucratividade nos negócios.

3. Qualidade do produto: Os desfibrados têxteis são produtos de qualidade e muito versáteis. Com fios reciclados, por exemplo, é possível fabricar peças de cama, mesa e banho que satisfazem as necessidades e expectativas dos consumidores.

Deseja mais informações sobre desfibrado têxtil?

Acesse o nosso site.

 

share post:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: